*Mesmo não sendo tão grande frente a outras estrelas do universo, o Sol é responsável por 99,86% da massa em nosso sistema. Ele é responsável direto pela manutenção da vida na Terra e, mesmo parecendo um pequeno disco branco no céu, ele é mais de 1 milhão de vezes maior do planeta azul.
Abaixo você vai encontrar diferentes fotografias deste astro feitas com as mais diversas técnicas, mas sempre resultando em imagens impressionantes.
Acima você vê duas projeções de raios-x saindo do Sol. A primeira foi feita pelo satélite STEREO da NASA.
O satélite STEREO da NASA fotografou o momento em que a Lua passava pelo disco solar.
Apesar de parecer uma massa de fogo gigantesca esta imagem corresponde a apenas 0,5% da parte visível do Sol. Ela corresponde a uma área de 200 mil quilômetro quadrados. Aquela pequena bolinha preta no canto é do tamanho da Terra. Para fazer o download da imagem em 2.440x2.500 pixels clique aqui.
Este é o pôr do Sol visto de dentro da Estação Espacial Internacional. O curioso é que a pessoa vê isso 18 vezes por dia quando está lá.
Esta foto mostra uma proeminência solar, que é uma estrutura enorme e brilhante que se destaca da superfície do Sol.
O observatório solar da Nasa que está em órbita fotografou esta bela passagem da Lua pelo Sol.
O astrônomo Glenn Schneider estava em um vôo a 12 mil metros de altitude sobre o Pacífico quando fez esta foto de um eclipse.
Mesmo que o astrônomo amador Alan Friedman tenha feito algumas modificações na imagem para torná-la mais bonita é inegável notar o quão bem feita foi a fotografia. Para mim uma das melhores desta lista.
Quando esta imagem foi feita o eclipse lunar estava quase completo. Você pode notar que a sombra da Lua já está cobrindo metade da superfície terrestre na fotografia.
O telescópio espacial Hubble fez esta imagem do Sol e pegou o ônibus espacial Atlantis na foto. É espantoso pensar na diferença da proporção entre a estrela e a espaçonave.
Diversas imagens distintas feitas pelo Hubble criaram esta fotografia do Sol.
A imagem acima não é uma fotografia, mas uma simulação feita por computador de um ponto no Sol.
O observatório da NASA que está em órbita registrou esta impressionante explosão solar.
0 comentários:
Postar um comentário
Só um vai...simmmmmmmmm? Um comentariozinho, ahhh, só unzinho vai...nao custa nada...